Hoje, segunda-feira (13), a partir das 19h, no Caldinho São Dimas, em Taubaté, será realizado o Pint Of Science, iniciativa que visa ampliar e aproximar a ciência da sociedade de modo acessível e descontraído. A programação do evento na cidade discutirá diversos tópicos e contará com a participação de professores da Universidade de Taubaté (UNITAU).
Alunos da Escola Estadual Professor Cesídio Ambrogi abrirão a noite com uma apresentação artística e um mini sarau sobre "Arte e Alfabetização". Em seguida, a Prof. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro, docente do Mestrado Profissional em Educação, conduzirá um bate-papo sobre "Formação Universitária e ODS: em busca de um conhecimento ambientalmente consciente e socialmente engajado", abordando a importância da educação superior na construção de um futuro sustentável.
Para finalizar a noite, o egresso Michael Santos Silva compartilhará experiências em uma conversa sobre "Processos da Arte e da Educação: relações pessoais e profissionais", explorando as interseções entre essas duas áreas e seus impactos na vida individual e coletiva.
O Pint Of Science é uma maneira de popularizar a ciência, o que promove o combate à desinformação, o fortalecimento da confiança na ciência, além de incentivar uma tomada de decisões baseadas em evidências. O evento é uma ferramenta de democratização do conhecimento científico, tornando a ciência aberta, compreensível, transparente e colaborativa.
A UNITAU já tem eventos como o Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), a Feira de Profissões e o Projeto Rondon que buscam justamente aumentar o acesso ao conhecimento, mas o objetivo agora é criar um evento do mesmo porte que o Pint of Science, interno da instituição. Os ODSs são desenvolvidos a partir de demandas da comunidade, falar sobre eles é debater diretamente a própria ciência, ciência essa que é responsável por ampliar o conhecimento a respeito das condições que temos hoje e criar novas possibilidades de vida neste planeta.
O Pint Of Science é um festival internacional de divulgação científica que teve sua primeira edição em 2013 na Inglaterra. Durante o evento, pesquisadores em diversas cidades do mundo vão até bares para apresentar suas pesquisas por meio de um diálogo aberto e informal com a comunidade, a fim de engajar a produção de novos conhecimentos e conscientizar as pessoas sobre questões científicas. O festival chegou ao Brasil em 2015 e desde então vem ampliando seu impacto e expandindo-se pelo país.
Fonte: https://unitau.me/3UUZCpm