Enquanto para alguns o mês de julho é sinônimo de férias, para um grupo de 36 alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU), é um período dedicado ao trabalho comunitário. Na próxima semana, parte desses estudantes embarcará para participar do Projeto Rondon, uma iniciativa do governo federal através do Ministério da Defesa, que este ano ocorre nos estados de Pernambuco e Rondônia. Além disso, em celebração aos 50 anos da UNITAU, a instituição organizou uma edição especial do Rondon na cidade de Lagoinha.
O Projeto Rondon tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento da cidadania dos universitários, promovendo soluções sustentáveis para inclusão social e redução das desigualdades regionais, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Para os estudantes da UNITAU que se preparam para as expedições, há uma mistura de ansiedade e entusiasmo por poder participar ativamente das ações extensionistas nas comunidades do Norte e Nordeste, além da edição regional no Vale do Paraíba.
Além das operações nacionais, como a Velho Chico em Pernambuco, os estudantes das instituições de ensino superior de todo o país participarão, durante duas semanas, levando oficinas e práticas em diversas áreas do conhecimento, abordando temas como cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho.
A Operação Sentinelas Avançadas 2 terá início em 9 de julho, percorrendo municípios como Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Espigão d’Oeste, Governador Jorge Teixeira, Machadinho d' Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova União, Rio Crespo, Theobroma e Vale do Anari, enquanto a Operação Velho Chico começará em 4 de julho em Pernambuco, com atuação em diversas cidades, incluindo Afrânio, destino dos alunos da UNITAU.
Para celebrar o Jubileu de Ouro, a Pró-reitoria de Extensão da UNITAU organizou uma edição especial do projeto Rondon em Lagoinha, iniciando em 11 de julho, envolvendo 15 universitários de graduação, além de cinco mestrandos e doutorandos da pós-graduação, que realizarão atividades extensionistas na comunidade local.
Assim, a Fundação Universitária de Taubaté (FUST) está apoiando ativamente essas iniciativas, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social e educacional através do Projeto Rondon.
Fonte: https://unitau.me/3xo4NFr